16 de abr. de 2025
2min read
Uma forte relação CMO-CFO ajuda a impulsionar o desempenho do negócio
Uma forte relação CMO-CFO ajuda a impulsionar o desempenho dos negócios
A concorrência globalizada, comoditização, fragmentação de mercado e a rígida regulamentação financeira convergiram para criar um ambiente que exige processos muito bem estruturados, abordando os controles e avaliando os riscos. Isso marca uma nova era para o marketing; A Era da Responsabilidade.
Os profissionais de marketing estão com seu foco de conscientização e imagem para aumento de receita e aquisição de clientes. Uma pesquisa mostrou que os executivos das empresas de maior crescimento estão fortemente alinhados na medição do impacto do marketing — tornando um argumento poderoso para que os diretores financeiros e de marketing unam forças.
Embora o diretor financeiro (CFO) e o diretor de marketing (CMO) busquem rotineiramente oportunidades de crescimento, seus mandatos baseados em funções nem sempre se alinham. Por exemplo, os CFOs geralmente estão sob pressão para traduzir várias iniciativas organizacionais em termos financeiros, com vistas a marcadores de curto prazo (como relatórios de ganhos trimestrais). Da mesma forma, os CMOs querem vincular o impacto de suas iniciativas de marketing aos resultados de negócios, mas há desafios. Por exemplo, embora o valor da marca seja indubitavelmente um ativo financeiro de longo prazo, é difícil de mensurar, muito menos no curto prazo.
No entanto, a pesquisa da Deloitte mostra que alguns CMOs e CFOs estão encontrando maneiras de colaborar de forma mais eficaz. Existe uma forte correlação entre o alinhamento do C-suite nas métricas de desempenho de marketing e o crescimento da receita: as empresas de maior crescimento indicaram rotineiramente que os líderes do C-suite concordam relativamente mais com as métricas de marketing (79%), em comparação com o crescimento mais baixo empresas (55%).
Para obter resultados semelhantes aos de marcas de alto crescimento, os CMOs e CFOs podem começar identificando onde ocorrem as maiores desconexões e reestruturar os processos para capturar o valor de marketing com mais facilidade.
Construindo uma mentalidade de funil completo. Intuitivamente, os CFOs priorizam os dados financeiros como a fonte número 1 para avaliar o sucesso do marketing. Os CMOs têm maior probabilidade de encontrar valor em uma combinação equilibrada de tipos de dados. Para os CMOs, pode valer a pena ir além para posicionar as atividades do funil superior como indicadores principais para as compras do funil inferior.
Ao construir um entendimento compartilhado desde o início e trabalhar juntos, CFOs e CMOs podem estar melhor posicionados para demonstrar o verdadeiro valor que o marketing oferece à empresa.