20 de mai. de 2025
Personal Branding — Todos somos marcas
Branding
Marcas fazem parte da sociedade, muito antes de terem um viés comercial. Através de símbolos, adereços e comportamentos, tribos éram formadas e assim geravam identificação e pertencimento. Com a aceleração da revolução industrial, as marcas tiveram uma transformação para função comercial, sem abandonar a função principal de diferenciação e identificação.
O que é Personal Branding
Assim como as marcas, nós também temos nossos modos de agir, comunicarmos com diferentes grupos, e gerarmos pertencimento. Mas em termos de negócios, você realmente expressa quem você é?
O Personal Branding é um processo de desenvolver e gerenciar uma marca que é criada em volta do seu nome. Você usa essa marca para expressar e comunicar suas habilidades, personalidade e valores que defende.
Investir em personal branding faz com que você seja lembrado não só pelo seu trabalho, mas também por questões da imagem construída, o que cria empatia e influencia. Desenvolver sua marca pessoal (personal brand) é construir e ter uma identidade própria, gerando diferenciação do restante no mercado. Isso te ajuda a se comunicar com o público-alvo correto, a fortalecer seu posicionamento e aumentar o valor percebido.
Isso deixa claro para seu prospecto, porque você é a escolha óbvia para ele.
Se você não desenvolve sua marca, os outros o farão isso por você.
Definindo sua estratégia de personal branding:
Sua marca pessoal é a soma total do que você faz, como você faz isso e por que você o faz. Não é algo que você possa fingir. É algo autêntico e profundo.
Construa alicerces:
O primeiro passo no processo de personal branding é descobrir quem você realmente é e o que deseja. Muitas vezes, essa autoanálise é a parte mais difícil. Uma declaração clara e objetiva do porquê você veio ao mundo e por que as pessoas deveriam se importar com isso. Basicamente, responda as essas perguntas nessa ordem:
Por que você faz?
Para quem você faz?
O que você faz?
Assista ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Fw2IXUt1DLk
SWOT Pessoal:
Por meio da análise SWOT Pessoal você identificará:
Suas forças: (pontos positivos sobre sua personalidade, suas habilidades, dons, expertise, experiências e competências adquiridas);
Suas fraquezas: (pontos negativos da sua personalidade, medos, inseguranças, falta de conhecimentos, recursos, falta de habilidade);
Oportunidades (tendências no seu mercado, novas tecnologias, oportunidades de crescimento, feiras e eventos na sua área, novas parcerias, etc.)
E por fim Ameaças (tendências que podem prejudicar seu negócio ou novas tecnologias, problemas pessoais, etc.)
Defina seu público alvo:
Tudo começa com um destino para a sua mensagem, o seu público alvo. Revendo tudo o que você aprendeu e descobriu sobre você, defina o perfil de pessoas que você pode ajudar. Reúna o máximo de informações que você puder sobre eles.
Defina sua persona:
Para que sua estratégia de personal branding seja o máximo efetiva possível, você precisa entender exatamente para quem está falando. Quanto mais detalhada sua persona, melhor será os resultados do personal branding.
Conclusão:
O primeiro passo para definir uma estratégia de personal branding começa com a construção dos alicerces, uma base bastante sólida e segura. Porém, personal branding não se trata de você, de falar sobre suas habilidades competências, e sim de como você pode ajudar o outro.