20 de fev. de 2025
Como prender a atenção na batalha de narrativas
Marketing
“Talvez, pela primeira vez na história, a humanidade tenha a capacidade de criar muito mais informações do que o homem é capaz de absorver.” Peter Senge
Nos anos 70 as pessoas eram impactadas por 500 anúncios por dia, em média. Hoje somos impactados por cerca de 5.000. Nos anos 90, as pessoas interagiam em média 35 vezes por dia no celular. Nossa média hoje é de 2.617 vezes.
A aceleração digital e desenvolvimento de novos negócios levou à supersaturação e à concorrência excessiva na compra de mídia e no tráfego digital. A publicidade digital é um jogo de atenção. No entanto, o tempo gasto nas mídias sociais e nas telas não apenas atingiu o pico, mas está se estabilizando desde a pandemia. Infelizmente, a redução do tráfego digital não está reduzindo a publicidade digital, está tendo o efeito oposto. O espaço publicitário digital está se tornando ainda mais saturado.
Mesmo que o tráfego esteja baixo e a saturação esteja alta, existem maneiras universais para as marcas trabalharem com seu público, produto e modelos de negócios para liderar o mercado.
#1 Crescendo a comunidade
A maneira mais barata e eficaz de melhorar o desempenho do seu negócio. A retenção e a fidelidade do cliente deve ser o foco principal. Dependendo do setor, adquirir um novo cliente pode custar de 5 a 25 vezes mais do que manter um existente. A solução é reter os clientes atuais construindo uma comunidade em torno de sua marca.
A comunidade representa o núcleo de clientes que estão mais conectado ao seu propósito, são embaixadores da marca e se comunicam entre si. Novos clientes são mais propensos a tomar decisões com base no feedback de outros usuários do que através de campanhas de marketing direto. As comunidades ajudam as pessoas a estabelecer fortes laços sociais com base em interesses comuns.
A comunidade faz os clientes se sentirem bem, a interação social produz dopamina.
Os membros da comunidade geralmente são muito lucrativos para uma empresa, pois geralmente têm maior LTV (Lifetime Value).
#2 Integrando loops de crescimento em seu produto e modelo de negócios
Truques de marketing que ajudam as empresas a crescer organicamente. Desde o final dos anos 2000, foram lançadas muitas empresas inovadoras (Uber, Airbnb, Spotify e muitas outras) que logo se tornaram líderes em seus nichos. Todas essas empresas utilizaram uma abordagem de marketing fora do padrão. Eles não rejeitaram a estrutura tradicional do AARRR Pirate (Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita). Além desse funil de vendas mais tradicional, eles incorporaram loops de crescimento em seus modelos de negócios.
A lógica por trás de um loop de crescimento é que a contribuição de cada novo usuário deve levar a uma ação específica que afete positivamente a probabilidade de aquisição de usuários. Assim, sem esforços adicionais de marketing, a comunidade de clientes cresce constantemente e cada cliente traz uma nova. A empresa bancária neo Revolut afirma ter adquirido 4 milhões de usuários por meio de loops de crescimento viral, e os primeiros 1,5 milhão de usuários foram adquiridos sem gastar em publicidade. Como? O Chefe de Crescimento da Revolut para o Reino Unido/IE chama-lhe um ciclo de aquisição Offline → Online → Offline. Os utilizadores recebem a entrega do cartão Revolut em casa, partilham a experiência de unboxing nas redes sociais, completam o registo e são recompensados por registarem novos utilizadores. É simples, mas eficaz.
#3 Analisando e capturando tendências globais antes da concorrência
É difícil, mas funciona o tempo todo.
Em 1994, no início da publicidade digital, um pequeno retângulo comprado pela AT&T no HotWired atingiu um recorde de 44% de taxa de cliques. Hoje, os melhores banners possuem taxas muito mais baixas , geralmente de 0,39% em Tech a 1,08% em Real Estate, por exemplo.
Apesar das mudanças de privacidade do iOS da Apple, estima-se que os anunciantes dos EUA gastem mais de US$ 58 bilhões em publicidade no Facebook em 2022 , um aumento de 15,5% em relação ao ano passado. Mas a maioria dos usuários da web acha os anúncios digitais muito intrusivos e irritantes.
Para chamar a atenção do usuário, as marcas estão caçando seu público em lugares onde as pessoas passam a maior parte do tempo. De acordo com os dados do State of Mobile 2022, as pessoas ainda estão gastando seu tempo nas mídias sociais, com o tempo global gasto em aplicativos sociais atingindo 412 bilhões de horas em 2021 (até 35% em relação a 2018). Nos últimos anos, os anunciantes têm usado uma abordagem mobile-first, na qual as empresas iniciam o design do produto a partir da extremidade móvel, o que é adequado, pois o celular se tornou a prioridade.
O TikTok continua sendo o aplicativo mais baixado do mundo, permitindo que os usuários rolem por um feed de vídeos curtos sem tocar em nenhum botão. A empresa fez um grande avanço no consumo móvel, permitindo que os anunciantes obtenham resultados de campanha eficazes sem tirar os usuários do aplicativo.
Hoje, a web está se tornando mais interativa. Muitos especialistas em tecnologia acreditam que estamos caminhando suavemente para a fase da Web 3 — a próxima geração da Internet. Nos anos 90, apenas “líamos” a Internet em sua forma Web 1. Com o surgimento das primeiras redes sociais na Web 2, os usuários ganharam mais oportunidades online. A Web 3 anuncia a invenção de novas ferramentas para interação, e o Metaverse é uma de suas próximas tendências. Um grande número de empresas, grandes e pequenas, está desenvolvendo ferramentas e tecnologias que acelerarão a descentralização da web e permitirão a introdução de mais canais de vendas e distribuição. A economia do “creator” alcançará o próximo nível assim que os usuários, dotados de direitos sobre o conteúdo, chegarem ao centro da nova infraestrutura da web.
Graças às novas tecnologias, a Internet mudará, assim como a publicidade.